terça-feira, 9 de dezembro de 2014

Back to The 90`s: Os Meus Anos 90 Reinventados




Os meus anos 90 estiveram longe do glamour. Pautaram-se pela minha pré-adolescência onde aboli as golas redondas com folhinhos que a minha mãe insistentemente me vestia e onde ganhei vergonha ao meu quadro da pequena sereia que adornava a parede do meu quarto e deu lugar à adolescência, e com ela vieram os posters na parede dos Back Street Boys, Take That, Brad Pitt, entre outros, e às calças, jardineiras, sweat`s tudo XXL, escusado será dizer que tinha uma roupa especial para sair com os meus pais, uma que não lhes causasse constrangimento. 
A adolescência não foi simpática comigo. Trouxe-me a miopia e uns quilos a mais (conquistados graças a muitos pacotes de bolachas Maryland) e levou-me para longe da elegância e glamour, dos nudes, das sombras castanhas, do brilho subtil das sombras claras, dos metálicos das Spice Girls ou Gwen Stefani, dos sedutores smokey eyes das maravilhosas supermodelos, Linda, Christy, Naomi, dos lábios glossy  ou dos Vampy , algo entre os castanhos muito escuros ou beringelas, das belas peles bronzeadas, tipo Pamela em Baywatch ou das peles polidas, livres de imperfeições da Katie Holmes em Dawson`s Creek. Mas apesar da antipatia da adolescência para comigo foi nos anos 90 que comecei aos poucos a introduzir a maquilhagem na minha vida.


No alto dos meus 13 anos descobri um eyeliner que alguém deve ter convencido a minha mãe a comprar, ela que nunca nem um rímel usou e que deveria estar algures perdido numa gaveta, eu lá o descobri, e a minha mãe foi dar comigo e uma amiga, com eyeliner preto até às sobrancelhas, amiga essa com quem também experimentei o meu primeiro cigarro, numa altura em que o meu pai fumava tabaco de enrolar e nós decidimos fazer um cigarro, mais grosso que um dedo, horrível experiência, da qual fiquei longe anos e anos, sim, sou uma rebelde tardia, como a minha mãe costuma dizer deste-me mais dores de cabeça em adulta que em miúda :). Mas voltemos à maquilhagem.
Por volta mais ou menos dos 14/15 anos lá decidi começar a usar maquilhagem, algo tendência para a altura: lápis branco!! Só que ao contrario do que a tendência evocava: lápis branco na linha de água do olho (sei isso hoje), usava o tal lápis branco mas como eyeliner na linha das pestanas superiores, não foi das coisas mais bonitas, nem algo que me orgulhe muito, mas pronto...usava-se. Era isso ou os lábios contornados a escuro, com batom castanho mais claro que o lápis e gloss por cima (graças a Deus que nesta altura tinha vergonha dos meus lábios, e não gostava de chamar atenção), tive o discernimento de optar pelo eyeliner. Mais tarde deixei de usar este risco branco e passei  usar risco preto na linha de água e rímel, Foram as únicas coisas que usei durante muito tempo, depois fui aprofundando a minha paixão e aí começei a usar mais coisas, a experimentar, a pesquisar, e cada vez a apaixonar-me mais, até que dei mais um desgosto aos meus pais, proveniente da minha adolescência tardia, e desisti do meu curso de Sociologia no meu último ano da Universidade. Decisão essa que mudou por completo a minha vida, de uma forma completamente positiva, foi a melhor coisa que fiz, ir atrás do meu sonho. E hoje apesar da minha mãe suspirar "ai esse teu trabalho", diz com orgulho "vê-se logo que é a tua maquilhagem", e fica feliz por eu ser feliz.
Portanto, o que vou mostrar hoje são os meus anos 90 reinventados, mostrar que um simples eyeliner branco, pode ser arrojado, e adaptado aos dias de hoje.


Vamos então ver como chegar a este look:

Não sei bem o que se passou comigo a fazer este tutorial, tinha tanta ansiedade em fazê-lo (já andava a pensar há algum tempo) que me esqueci de fotografar com os pincéis que utilizei, e não fotografei todos os passos, especialmente, porque a minha querida "amante" (Sandra castro) telefonou-me no preciso momento que o estava a fazer, a conversa deve ter sido boa, que me distraiu por completo, peço desculpa desde já, vou tentar explicar tudinho o melhor que conseguir.

Com pincel de pelo curto 239 da Mac pintei toda a pálpebra móvel com uma sombra cinzenta, usei a 458 da Inglot. tentem manter-se na pálpebra movel e não subir muito para lá do côncavo, nem sair para lá do canto externo do olho. Aí quero dar destaque apenas ao eyeliner e não às sombras.



Com a ajuda de um pincel de esfumar estreito e afunilado (Louise Young ly38h), apliquei em todo o côncavo (desde o canto externo ao canto interno do olho), em movimento de "vai e vem", uma sombra escura, quase preta, usei a mistura da Graphite da Ben Nye e da M-100 da Make Up Forever. Concentrei mais intensidade de cor no canto interno do concavo, Isto vai dar mais profundidade ao olhar, e os olhos vão parecer maiores. 


Pronto, ganhei embalagem e fotografar...nada!

Com uma sombra cinzenta ligeiramente mais clara que a aplicada na pálpebra móvel e com algum brilho, usei a Defy da palete Vice 3 da Urban Decay e com um pincel de esfumar mais largo (224 da Mac), esbati em movimentos circulares a sombra escura aplicada antes no côncavo, mais uma vez tentem não sair muito do canto externo do côncavo, e concentrar mais produto no canto interno do côncavo, subindo até à sobrancelha. 

Com o mesmo pincel de esfumar (224 da Mac) e uma sombra castanha média, usei a Coco Brown da Ben Nye, esfumei muito ao de leve os rebordos da sombra cinzenta com brilho anteriormente colocada. o objectivo aqui é "aquecer" o look, criar um difuminado mais perfeito e também dar mais profundidade ao olhar. Aqui podem sair ligeiramente do côncavo externo para a pálpebra fixa.

Primeiro fiz um risco de eyeliner branco junto às pestanas superiores, desde o canto interno do olho até ao canto externo, usei o Liquid Eyeliner da Prestige, na cor LE-04 Pop Star.
Depois com o olho aberto e a olhar em frente coloco o pincel do eyeliner no canto externo do olho mesmo junto às pestanas e faço uma linha até quase ao final da sobrancelha, pintando por cima do post-it, é aqui que a "beleza" do post-it entra em acção.
Uma dica não puxem o olho para fazer este ou qualquer outro tipo de eyeliner. Tentem fazer com o olho aberto, a olhar em frente. E experimentem ir fazendo aos poucos, compondo um bocadinho de cada vez. Não vou dizer que é fácil, requer tempo e alguma paciência.

Junto às pestanas superiores fiz um risco de eyeliner fininho  do canto interno do olho até acompanhar o risco branco feito antes, usei o eyeliner 010 dating joe black da catrice.
O objectivo deste eyeliner é receber as pestanas postiças de forma a parecerem mais e mais volumosas, não é ser evidente.
Coloquei o eyeliner preto para o look ficar mais dramático.
Mais uma vez o post-it é amigo, está lá para não se preocuparem em descair os olhos, e para vos ajudar a fazer uma linha direitinha. Tentem mais uma vez fazer o eyeliner com o olho aberto, a olhar em frente e aos poucos. Com a prática vão levar cada vez menos tempo e o mesmo método se aplica a qualquer tipo de eyeliner, evidente, discreto, longo, curto, rasgado, subido,....

Com um lápis preto, usei o Glide-on Pencil 24/7 da Urban Decay o Perversion, fiz o risco junto às pestanas inferiores, bem como na linha de água.

Com uma sombra preta (Make up Forever) e um pincel de pelo curto e estreito 228 Mac, esfumei o lápis antes desenhado, unindo com o canto interno e canto externo do eyeliner superior. 



Nas pestanas (superiores e inferiores) usei o rímel 100% Black da Maybelline.

Para o look ficar mais composto coloquei pestanas postiças, usei as Diva 02 da Kiss. Estas pestanas são muito naturais, usei-as apenas para dar volume. Não quis usar umas muito dramáticas, para não retirar atenção ao eyeliner, que é a peça central desta maquilhagem.

Por fim, iluminei o canto interno do olho, com a minha sombra preferida de todo o sempre, a 940 da Make Up Forever.
Apesar de não se notar muito na fotografia coloquei por cima do eyeliner branco um eyeliner da Essence com umas purpurinas prateadas, 01 Twinkly Starlight, quis destacar ainda mais o branco do eyeliner car e assim brincar um bocadinho mais com a maquilhagem, é um passo completamente secundário.


Para saberem com fiz a pele vejam o tutorial sobre a minha rotina de pele para dias especiais @ http://makeupbyritalopes.blogspot.pt/2014/12/rotina-de-pele-para-dias-mais-especiais.html. Está lá o passo-a-passo.

Resulatdo final:

Espero que este tutorial tenha sido útil. Podem sempre adaptar, encurtar os eyeliners, ou não os fazer de todo, usando assim só o esfumado das sombras, ou descartar o eyeliner branco, e usar só o eyeliner preto, enfim, usem como mais gostarem. É um look que apesar de arrojado, é completamente versátil e adaptável.
Já sabem qualquer dúvida ou opinião podem sempre deixar comentário ou enviar mensagem.

Obrigada pelo vosso tempo.
Rita Lopes



2 comentários: